Desgaste do esmalte dos dentes e seus sintomas

O desgaste do esmalte dental é uma das diversas causas de dor dental. O desgaste do dente ocorre quando o excesso de ácido desgasta o esmalte dental, que é a capa externa dura que proporciona estrutura aos dentes. Em geral, o cálcio que se encontra naturalmente na saliva ajuda a neutralizar o ácido dos alimentos que são ingeridos e protege o esmalte dental contra desgaste. Mas se numerosos alimentos ou bebidas com elevada acidez são consumidos, o cálcio da saliva pode não ser suficiente. O suco puro de fruta e qualquer tipo de bebida gaseificada (inclusive o refrigerante dietético) são muito ácidos, se você bebe grandes quantidades destas bebidas, pode estar em situação de risco crescente de desgaste dental.

Os sintomas de desgaste dental incluem:

  • Dor dental: se o esmalte está se desgastando, os dentes podem ficar mais sensíveis aos alimentos quentes e frios.
  • Descoloração: os dentes podem ficar mais amarelos, devido a que existe mais dentina (a capa embaixo do esmalte) exposta.
  • Transparência: os dentes anteriores podem ficar mais transparentes perto dos extremos, onde se morde.
  • Rachaduras e indentações: se o esmalte do dente começa a erosionar, os dentes podem formar rachaduras e pequenas indentações ao longo da superfície de mastigação.

Você pode reduzir o risco de desgaste do esmalte dental mantendo ao mínimo a alimentação ácida. Se você bebe bebidas gaseificadas ou suco de frutas, use um canudo para minimizar o contato da bebida com os dentes ou beba-o com as comidas. O ato de mastigar chiclete sem açúcar contribui a estimular a produção de saliva pela boca, o qual ajuda a que os dentes se recuperem da exposição excessiva de ácido.

Fonte: www.oralb.com


Nossos Convênios