Prótese Dentária

Tratamentos

O que é Prótese Dentária?
A Prótese Dentária é a especialidade da Odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos. As próteses não só substituem os dentes ausentes, como também recuperam as funções mastigatórias, melhoram a fala e a estética. Também previnem a reabsorção óssea mais intensa e a movimentação dos demais dentes, como ocorre quando o espaço ainda não foi reabilitado.

Quais os tipos de próteses existentes?
Elas podem ser fixas, removíveis, sobre implantes ou sobre dentes. Em relação ao material elas podem ser em metal, resina e porcelana.

O que é prótese fixa?
As próteses fixas são aquelas que não podem ser removidas pelo paciente. Elas podem ser unitárias ou múltiplas, apoiadas sobre dente ou sobre implante. Nos casos unitários, quando o paciente possui ainda uma raiz recuperável, faz-se uma coroa de porcelana sobre esta raiz. Se a raiz for extraída, faz-se primeiro um implante e depois uma coroa de porcelana aparafusada neste implante. Em casos em que há mais de um dente perdido, pode-se fazer uma prótese fixa apoiada nos dentes vizinhos, ou também apoiada sobre implantes. Existe ainda, a Prótese Total fixa sobre implante, chamada de Protocolo, feita quando o paciente perdeu todos os dentes de uma arcada. A higiene bucal é semelhante ao de um dente natural, com escovação, fio dental e enxague bucal. Nos casos de Prótese Protocolo, a higiene pode ser feita com escovas próprias ou com aparelhos com jato de água (Waterpic).

O que é prótese removível?
As próteses removíveis são assim chamadas porque podem ser retiradas pelo portador sempre que desejar. A prótese removível pode ser parcial - quando substitui um ou poucos dentes – ou total, que é a popular dentadura. Quando a prótese total removível é apoiada sobre implantes, recebe o nome de Overdenture. Vale ressaltar que a higiene da prótese removível deve ser feita fora da boca sempre após a ingestão de alimentos, com escova cilíndrica e sabão neutro.

Quanto tempo dura uma prótese?

Algumas pessoas têm a falsa informação de que uma prótese dura a vida toda. E isso não é verdade. Como qualquer prótese do nosso corpo, as próteses dentárias requerem uma manutenção e devem ser substituídas de tempos em tempos. Em média, uma prótese removível (total ou parcial) deve ser substituída a cada cinco anos. As próteses fixas duram em média oito a dez anos, dependendo da complexidade do caso

A prótese vai ficar igual a um dente natural?
Infelizmente, nem todas as próteses conseguem alcançar o grau de exigência estética do paciente. Por mais que seja bem executada, algumas limitações do paciente, como perda óssea e gengival, tornam mais difícil disfarçar alguns detalhes da prótese. Porém hoje em dia, os materiais estão cada vez mais parecidos com a estrutura dental e a grande maioria dos casos consegue atingir uma excelência estética.

Como sei qual prótese é mais aconselhável para o meu caso?
Somente um dentista poderá indicar qual é o melhor tratamento para o seu caso. Para isso, consulte um Especialista em Prótese Dentária da Clínica Fabíola Serra, que é o profissional mais preparado para identificar os desejos do paciente e transferi-los para a boca de forma harmônica e funcional.



Nossos Convênios